terça-feira, 27 de junho de 2017

Resenha- Suzy e as Águas-Vivas

Título: Suzy e as Águas-Vivas            
Autora: Ali Benjamin
Páginas: 223
Ano: 2016
Editora: Verus Editora
Onde Comprar: Amazon
Pontuação:    ♥ ♥
Sinopse: Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado. 
Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. 
Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... Mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.

“A história de cada pessoa é diferente, o tempo todo. Ninguém está com ninguém de verdade, mesmo que às vezes pareça estar”.

Que livro fofo!

Aqui conhecemos uma criança de 12 para seus 13 anos, Suzy possui um cabelo rebelde, uma melhor amiga, pais separados e um irmão gay. Até ai tudo bem, porém nas férias de verão da escola, ela recebe a triste notícia de que sua melhor amiga Franny uma ótima nadadora morreu afogada e isso não é spoiler está na sinopse do livro. 
E sem entender o real motivo da sua morte, sem entender porque as coisas simplesmente acontecem sem entender o porquê à vida de uma guria de apenas 12 anos foi interrompida assim tão cedo, ela se refugia no seu próprio mundo, buscando respostas para algo inexplicável.

“Que cada pessoa tem seu próprio modo de vivenciar o luto. Não há uma maneira certa ou errada de sofrer por alguém que você amava”. 

Então ela passeando por um museu acha uma suposta resposta para a morte de sua amiga, que poderia ser a ferroada de uma água-viva e se vicia literalmente em saber tudo sobre o comportamento delas, sobre a possibilidade de no dia sua amiga ter sido ferroada e ninguém ter percebido. Buscando todas as respostas possíveis, indo atrás de pesquisadores, de cientistas, ela acha um em especial que a encanta pela sua coragem e determinação em estuda-las e resolve conhece-lo graças a ideia da sua professora de ciências Sra. Turton.
Se a ideia de ir conhece-lo dará certo? Não posso revelar, o que posso dizer é que você vai se encantar por esses seres tão estranhos que vivem no mar e vai acabar se dando conta disso quando você ir pesquisar sobre elas no google (aconteceu comigo).
Irá se encantar também por Suzy, que contará as historia com sua melhor amiga desde a infância até os últimos dias em que a viu antes das férias. De como ela sofreu, de como ela enfrentou o luto de uma maneira diferente, pois acho que cada qual tem sua maneira de lidar com o luto e é isso que a autora nos mostra.

“É um presente passarmos tempo com pessoas de quem gostamos. Mesmo que seja imperfeito. Mesmo que esse tempo não termine quando ou como esperávamos. Mesmo quando essa pessoa nos deixa”.

Suzy acaba se isolando do mundo como disse anteriormente, porém sua família não deixará de se preocupar e de querer ajudar, ela contará com a ajuda da adorável professora, de uma amizade improvável com um colega de sala chamado Justin. Então sozinha vemos que ela não está, porém é assim que ela se sente e aos poucos ela vai se dando conta que as pessoas ao seu redor a amam.
E achei lindo de como essa personagem vai crescendo, de inicio temos apenas uma criança lidando com a dor, mas vemos que ela muitas vezes pensou nela e não na amiga e nos outros. É uma obra de leitura rápida, pois a historia te envolve de um jeito que não quer largar, os personagens são muito bem construídos, os temas debatidos são fortes como luto, bullyng, porém é de uma forma suave, tranquila.
Quase não falo sobre o que achei da capa por aqui, mas essa eu vou falar, pois é linda, a Editora Verus arrasou em manter a mesma capa internacional, por dentro nos encontramos capítulos curtos dividido em cinco partes e cada parte encontramos um desenho de água-viva.
Como disse é um livro fofo, por dentro e por fora, com uma historia que faz perceber que nem sempre as coisas tem final feliz, mas podemos seguir em frente mesmo assim é só encontrar a maneira certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram