quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Resenha: O Velho e o Mar

Título: O Velho e o Mar
Autor: Ernest Hemingway
Páginas: 126
Ano: 2013
Editora: Bertrand Brasil
Onde Comprar: Amazon
Classificação:     

Sinopse: Best-seller em todo o mundo e também no Brasil “O Velho e o Mar” conta a história de um pescador que, depois de 84 dias sem apanhar um só peixe, acaba fisgando um de tamanho descomunal, que lhe oferece inusitadas resistências e contra cuja força tem de opor a de seus braços, a de seu corpo, e, mais do que tudo, a de seu espírito. Um homem só, no mar alto, com seus sonhos e pensamentos, suas fundas tristezas e ingênuas alegrias, amando com certa ternura o peixe com que trava ingente luta até levá-lo a uma derrota leal e honesta. Uma obra-prima da literatura contemporânea, dotada de profunda mensagem de fé no homem e em sua capacidade de superar as limitações a que a vida o submete.


Cada dia é um novo dia. É melhor ter sorte. Mas eu prefiro fazer as coisas sempre bem. Então, se a sorte me sorrir, estou preparado.


Este livrinho foi o escolhido do mês lá no Grupo de Leitura do Face, Pacto Literário, eu havia comprado recentemente pois era uma leitura que gostaria de fazer. É um livro de leitura super-rápida, mas que possui uma grandeza imensa.

A obra narra a historia do velho pescador, Santiago, que apesar da sua experiência com pesca, está numa maré de azar danada. Ele conta com a ajuda do jovem Manolin – amigo que sempre o acompanhava na pesca – mas seus pais o impediram de ir ao mar com o velho, assim o Santiago é obrigado a seguir em sua canoa em busca de algum peixe, sozinho.

Antes disso somos apresentados a humilde rotina do pescador, bem como sua humilde residência. Notamos que ele é sozinho, ele é extremamente pobre, mas nem por isso deixa a peteca cair.

Em sua jornada ao mar, ele está disposto a encontrar um peixe gigantesco e o clímax da historia é justamente a dissolução desse problema. O peixe é forte a ponto de leva-lo a alto mar, adicione sol, falta de comida, ausência de companhia, será que este velho irá conseguir deter um peixe tão resistente?
Eu não sabia em nenhum momento para onde o autor estava me levando, porém esperava mais do desfecho. A escrita de Hemingway é deliciosa, poética e um tanto acalentadora. A Bertrand arrasou na edição, a capa é maravilhosa, dentro há vários desenhos que até mostrei no insta do blog.

O que me marcou foi o fato que pude enxergar a lição que o autor quis passar, como a luta entre o homem e a natureza, a capacidade de perseverar, uma busca constante pela sobrevivência e uma constante prova de resistência entre corpo e mente.

Confesso que esperava um desfecho melhor. Todavia, aqui vocês encontraram uma leitura prazerosa para um dia, para fazer pensar e acalmar. Recomendadíssimo.

Um comentário:

  1. Tb adorei a leitura e super recomendo.
    A mensagem do livro é bem bonita.
    Bjão
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram